terça-feira, 15 de dezembro de 2015

CRIANÇAS PODEM ESCREVER POEMAS?





A Matrix Editora publicou o paradidático “O Grande Poeta”, de minha autoria, dedicado ao público infantil. Só posso dizer que escrever para crianças não é tão fácil quanto as pessoas pensam. Como bem escreveu Cecília Meireles, a criança se alimenta com a literatura. Ou seja, quando damos livros de contos ou poemas para os pequenos, na realidade, estamos alimentando seu mundo subjetivo. E o mundo infantil é de experimentação e descobertas. Por isso, a minha proposta é que as crianças façam poemas, brinquem de fazer poesia.





Crianças e adultos podem brincar de poetizar. Para assinalar o caminho, o livro “O Grande Poeta” fala das figuras de estilo e coloca alguns poemas, não como exemplos para serem seguidos, mas para informar e divertir a garotada. O GRANDE POETA é um paradidático leve, que pode ser usado na sala de aula. Não dá parâmetros para escrever poemas, mas convida, estimula e mostra maneiras divertidas de escrever versos.

Em geral, os pequenos gostam de jogos linguísticos. Por isso, escolhemos as figuras de estilo como ponto de partida para criar poemas. Eu sei que muitos não gostam das figuras, mas temos que pensar na expressividade que outorgam aos textos. Na atualidade, a publicidade faz estudos das figuras de estilo porque descobriram que com as figuras é mais fácil vender ideias e produtos. Os seres humanos obedecem a códigos emocionais. A força da emoção nas decisões é, muitas vezes, maior do que a força da razão.

Então, as figuras de estilo são estudadas de maneira divertida. O livro ensina a fazer poemas, jogar com as palavras, combinar os sons e os significados. As crianças aprenderão o que é metáfora, anáfora, catacrese, personificação e muito mais, sem mistério e sem complicação, em poemas divertidos e cheios de sensibilidade. Se você gosta de poesia, então venha também brincar de ser um grande poeta.

Vejamos um poema infantil de minha autoria, que não está no livro, mas que trabalha a figura de estilo chamada Personificação, que consiste em atribuir sentimentos, emoções, comportamentos próprios do ser humano a animais, plantas e objetos inanimados.

Vejamos:

O CACHORRINHO

Um cachorrinho sem um dente,
cujo nome era "Pingente",
foi correndo ao oculista.
O oculista falou:
- Você errou de especialista.
Você precisa de um dentista!
Hahahaha. O Cachorrinho riu.


O livro “O grande Poeta” de Isabel Furini está à venda na Editora Matrix. Site: http://www.matrixeditora.com.br/, fone (11) 3868-2863.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...